Neomed – Ultrassom em Divinópolis
É um exame diagnostico realizado por via endovaginal e emite ondas sonoras ao invés de radiação para gerar imagens em movimento das estruturas pélvicas com maior definição em comparação ao exame realizado pela via abdominal. Ele não é invasivo e permite a avaliação dos órgãos reprodutivos femininos incluindo o útero, os ovários e o colo uterino.
É geralmente realizado com a bexiga vazia ou parcialmente repleta. Não há contraindicações para ser realizado durante o período menstrual. O Exame não é doloroso.
Não há riscos pois não há exposição à radiação.
Este exame é realizado por ultrassonografia – com o recurso adicional de imagens tridimensionais (3D e 4D) – em qualquer fase da gestação. A ultrassonografia não emite radiação ionizante, sendo totalmente segura em gestantes.
O exame obstétrico permite investigar e acompanhar as diferentes etapas da vida intra-uterina, monitorar o desenvolvimento do bebê desde as primeiras semanas até o nascimento, e identificar situações de risco, tendo em vista o bem estar materno e fetal, auxiliando a tomada de decisões sobre os procedimentos a serem utilizados no parto.
Este exame não necessita de preparo prévio.
OBS: As imagens disponibilizadas via internet só têm efeito para diagnóstico se forem avaliadas em monitor de alta definição ou documentadas em impressora dedicada de alta resolução.
Translucência nucal é uma medida tirada entre a 11a e 13a semana gestacional através da ultrassonografia morfológica. Seu principal objetivo é ajudar a detectar o risco de síndrome de Down e outras anomalias cromossômicas, além de problemas cardíacos.
Havendo um acúmulo excessivo de líquido na região da nuca do feto, aumenta o risco do bebê ter uma alteração cromossômica, malformações ou alguma síndrome genética.
Durante o mesmo exame, também se verifica a presença do osso nasal. A ausência desse osso pode ser mais um indicador de anormalidade.
A ultrassonografia geralmente é abdominal, mas se a medida não for possível, pode ser necessária a realização da ultrassonografia transvaginal.
O exame é realizado avaliar as circulações sanguíneas no feto, entre o feto e a placenta e entre a mãe e a placenta. Avalia-se também a anatomia, o crescimento, a posição e a apresentação do bebê, a quantidade de líquido amniótico e as características da placenta.
É comumente utilizado próximo ao período que compreende a 26ª e a 38ª semanas da gestação.
Como o ultrassom comum, ele é realizado através do abdomen. Pode haver uma leve pressão para que o obstetra alcance mais nitidez ao visualizar algum órgão ou estrutura dentro da barriga.
Mesmo que haja um pequeno desconforto, não é prejudicial para a gravidez.
É um exame ultrassonográfico realizado geralmente a partir de 28 semanas. O exame permite avaliar o bem-estar do bebê, relacionado à oxigenação do sistema nervoso central do feto.
São avaliados alguns parâmetros como volume do líquido amniótico, movimento respiratório fetal, movimento fetal e tônus fetal.
Este exame é indicado em casos específicos, principalmente nas gestações de alto risco que cursam com diabetes gestacional ou pré-eclâmpsia.
O exame dura em média 15 minutos, o que pode variar dependendo das circunstâncias. Ele é realizado através do abdomen.
Em algumas ocasiões, o exame é complementado por via endovaginal.
Este exame não necessita de preparo prévio.
A ultrassonografia morfológica fetal de primeiro trimestre é aquela feita entre 11 semanas e 3 dias até 13 semanas e 6 dias de gravidez.
Neste exame é realizada a medida da translucência nucal e do osso nasal, outros marcadores poderão ser avaliados, conforme a requisição do seu médico obstetra, dentre eles o fluxo do ducto venoso e das artérias uterinas.
Toda gestante deve realizar o ultrassom morfológico de primeiro e de segundo trimestre.
No primeiro trimestre de gravidez, o ultrassom pode ser feito para:
Não há contraindicações
É realizada entre a 20ª e 24ª semanas de idade gestacional de gravidez. É um exame de ultrassonografia que consiste em fazer uma avaliação das estruturas de cada segmento do feto (cabeça, pescoço, coluna vertebral, tórax, abdômen, genitália externa e extremidades) e do liquido amniótico, cordão umbilical e placenta, com auxílio do Doppler colorido.
Todas as gestantes devem ser submetidas a esse exame como rotina pré-natal. Além de avaliar a morfologia fetal, esse exame também avalia o crescimento do feto, a quantidade de líquido amniótico e o grau de maturidade placentária.
Ele pode ser realizado para:
Não há contraindicações
É realizada com a finalidade de avaliar as diferentes etapas da vida intra-uterina, monitorar o desenvolvimento do bebê desde as primeiras semanas até o nascimento, e identificar situações de risco, tendo em vista o bem estar materno e fetal, auxiliando a tomada de decisões sobre os procedimentos a serem utilizados no parto.
São avaliadas também as características da placenta, do cordão umbilical e do líquido amniótico.
Como não há radiação ionizante, ela é totalmente segura.
Rua São Paulo 335, sl. 207 - Centro (Ed. Premium Tower) - Divinópolis - Minas Gerais
(37) 9 8832-0008
(37) 3015-0008
@neomedultrassomdiv
Av. Coronel Joaquim da Silva Guimarães 256 - Centro - Cláudio - Minas Gerais
(37) 3381-2327
(37) 9 9808-0434 | 9 8829-0630
@neomedultrassomdiv